11 coisas que você deve saber sobre o Brasil

Em 2014, Thom e eu passamos algum tempo viajando pelo Brasil como parte de nossa aventura de três meses na América do Sul. O Brasil às vezes tem uma reputação muito ruim e sempre que dizemos às pessoas que fomos ao Brasil durante a Copa do Mundo, todos inevitavelmente perguntam “foi seguro?”

Mas essa não é a única coisa que as pessoas não percebem sobre o Brasil quando vão ao Brasil pela primeira vez. Cada país tem suas diferenças e coisas que o tornam único e o Brasil não é diferente.

Se você está planejando uma viagem para lá, aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre o Brasil antes de viajar.

O que saber antes de ir para o Brasil

Eles não falam espanhol

Dado que a grande maioria da América do Sul fala espanhol, seria de esperar que o maior país, o Brasil, também o fizesse. É um equívoco comum pensar que os brasileiros falam espanhol quando na verdade falam português.

Ah, e as línguas espanhola e portuguesa não são nem próximas uma da outra. Então, antes de viajar, lembre-se de aprender algumas palavras em português e não se preocupe em aprimorar seu espanhol!

Não é tudo sobre o Rio

Pode ser a cidade mais famosa do Brasil, mas há muitos outros lugares incríveis no Brasil além do Rio de Janeiro que você deve visitar.

Duas delas são ilhas: Ilha Grande e Ilha Bela. Ambas são lindas, abrigam algumas das praias mais deslumbrantes do mundo e estão a apenas uma curta viagem de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Claro, há também a floresta tropical e as cidades do norte!

Não é tão perigoso como todos dizem…
Se você anunciar que vai para o Brasil, seus pais provavelmente começarão a temer pela sua segurança.

Claro que não é o país mais seguro do mundo, mas ir para lá não é uma receita para o desastre.

Ao todo, passamos cerca de um mês em vários pontos do Brasil desde o Pantanal até cidades, cachoeira do Iguaçu e muitas praias. Naquele mês nada de ruim aconteceu conosco e não nos sentimos menos seguros do que em qualquer outro lugar para onde viajamos na América do Sul.

…mas você precisa ser sensato
Dito isto, você ainda precisa ser sensato e ter o juízo sobre você.

Não ande por aí com seu iPod, iPhone, câmera cara, joias e produtos de luxo. Isso é apenas pedir problemas. Além disso, tente não ficar fora até tarde da noite e pegue um táxi verificado em vez de tentar voltar a pé para o hotel.

É lindo
Você já deve ter visto fotos das praias, florestas tropicais, vida selvagem e festas do Brasil muitas vezes antes, mas nada se compara a ver em primeira mão com seus próprios olhos.

Tome cuidado quando se trata de mosquitos

Sou uma pessoa que sempre é muito mordida e, quando isso acontece, sempre pareço reagir muito mal a elas também.

Existem muitos mosquitos no Brasil e eles podem transmitir de tudo, desde zika até dengue, febre amarela e malária.

Você pode tomar comprimidos antimaláricos (tomamos Malarone, mas conversamos com um médico, leia sobre os diferentes medicamentos antes de decidir por si mesmo) e pode ser vacinado contra a febre amarela (o que nós também fizemos), mas atualmente não há muitos que você possa. fazer sobre os outros dois. A melhor coisa a fazer é evitar ser mordido em primeiro lugar.

Isso significa usar mangas compridas e calças/calças, usar mosquiteiros em áreas perigosas (geralmente na Amazônia, mas verifique com antecedência) e usar um bom repelente. Um bom repelente geralmente tem um alto teor de Deet, mas acho que o repelente de citronela funciona melhor para mim.

Evite a água da torneira no Brasil

É recomendável evitar a água da torneira no Brasil. Você pode estar bem em cidades como Rio e São Paulo, mas em outros lugares é mais seguro evitar beber direto da torneira.

Isso não significa que você precise continuar comprando água engarrafada! Você pode comprar uma garrafa de água com filtro embutido, como essas garrafas LifeStraw.

Você pode precisar de visto de turista para o Brasil

Se você é cidadão do Reino Unido, não precisa de visto brasileiro. Você deve ter 90 dias como turista. No entanto, se você for dos EUA ou de outro lugar, poderá precisar de um visto. Isso é um pouco mais fácil hoje em dia com a introdução dos vistos eletrônicos brasileiros, mas certifique-se de verificar com bastante antecedência da sua viagem!

Consulte a embaixada do seu país antes de viajar para saber se você precisa solicitar um visto de turista brasileiro.

Pegar o ônibus é uma ‘experiência’

Os motoristas de ônibus no Brasil (e em praticamente toda a América do Sul, na verdade) gostam de dirigir um pouco mais rápido…

Lembro-me especialmente dos motoristas de ônibus do Rio andando super rápido pelas ruas.

Apenas esteja preparado para isso e se você não é bom em dirigir mal, então provavelmente deveria evitar pegar o ônibus, ou ter este Rescue Remedy com você pode funcionar muito bem!

Brasil pode ser caro

O Brasil não é tão barato quanto você imagina, especialmente se você acabou de mochilar em outros países sul-americanos mais baratos, como Bolívia ou Peru.

Viajamos durante a Copa do Mundo de 2014 e então tudo custou pelo menos 10 vezes mais! Normalmente, porém, uma cama de solteiro em um dormitório de albergue custa cerca de US$ 15 por noite. Considerando que a comida nos supermercados é quase igual à do Reino Unido.

Definitivamente não é um país econômico para mochileiros!

Lembre-se de levar um plug

Embora a maior parte da América do Sul use um plugue semelhante o suficiente para que você só precise de um tipo, o Brasil atualizou recentemente e agora você precisará de um adaptador separado. Aqui está um adaptador universal.

Você também deve ter em mente que a voltagem varia de um estado para outro no Brasil. Não deve ser um problema muito grande, mas se você estiver viajando com um secador de cabelo ou chapinha, esses são os tipos de coisas que podem desarmar um fusível!

Você pode gostar

Mais do autor