Exigência de visto para o Brasil adiada para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos

O governo brasileiro adiou mais uma vez o restabelecimento da exigência de visto para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Anteriormente prevista para ser implementada em 1º de outubro de 2023, a exigência agora entrará em vigor em 10 de janeiro de 2024. Isso significa que a isenção de visto para essas nacionalidades permanecerá válida até 9 de janeiro de 2024. Isso inclui aqueles que planejam sair do Brasil. após esta data.

Para entrar no Brasil a partir de 10 de janeiro de 2024, os viajantes dos países especificados precisarão obter um visto para viajar ao Brasil.

É importante observar que, embora o Japão tenha sido originalmente incluído na lista de revogação de vistos, um acordo de isenção de visto foi anunciado entre o Brasil e o Japão. Isso significa que a exigência de visto para cidadãos japoneses que entram no Brasil não será mais aplicada.

Mudanças Anteriores na Política de Isenção de Visto do Brasil

A decisão de restabelecer a exigência de visto foi tomada oficialmente em 2 de maio de 2023, quando o governo brasileiro publicou o Decreto nº 11.515. Este decreto estabelecia inicialmente que a exigência de visto para visitantes da Austrália, Canadá e EUA entraria em vigor em 1º de outubro de 2023.

Desde então, isso foi estendido até 2024, para permitir que os cidadãos desses países desfrutem de viagens sem visto para o Brasil por mais tempo.

O acordo de vistos do Brasil com os japoneses permanece

A nova medida se aplica apenas a cidadãos australianos, canadenses e norte-americanos. Para os cidadãos japoneses, existe agora um acordo de isenção de visto de longo prazo entre o Brasil e o Japão.

O acordo bilateral permite que cidadãos japoneses viajem ao Brasil sem visto e permaneçam por até 90 dias. É provisório até 29 de setembro de 2026, mas pode se tornar por tempo indeterminado.

Sob esta nova política entre os 2 países, os portadores de passaporte brasileiro também podem viajar para o Japão sem visto.

As nacionalidades selecionadas serão elegíveis para o eVisa Brasil?

Espera-se que a plataforma eVisa do Brasil esteja operacional pelo menos 30 dias antes da aplicação da exigência de visto, permitindo que viajantes elegíveis solicitem seus eVisas com antecedência.

Além disso, a Embaixada do Brasil poderá conceder vistos físicos a portadores de passaporte australiano em caráter excepcional.

Embora esta extensão proporcione alívio temporário para viajantes da Austrália, Canadá e EUA, é aconselhável manter-se atualizado sobre quaisquer alterações futuras e preparar-se para os próximos requisitos de visto.

Você pode gostar

Mais do autor