Um guia completo para Ilha Grande, Brazil

A uma curta distância do continente brasileiro, Ilha Grande é um mundo em que a vida é um pouco mais lenta e a natureza brilha um pouco mais. Explore o que fazer e como visitar a Ilha Grande com este guia completo do paraíso tropical no Brasil.

Aquedutos abandonados, naufrágios naufragados e uma palmeira “quebrada” são algumas cenas marcantes na remota ilha de Ilha Grande. A ilha isolada é uma viagem de um dia perfeita saindo do Rio de Janeiro para moradores e turistas que procuram um ambiente descontraído e praiano.

A história nem sempre foi tão otimista. Há uma história de navios negreiros atracando nas praias arenosas da Ilha Grande antes de ela abrigar uma colônia de leprosos e um hospital de quarentena para pacientes de cólera. Tudo isso antes de sediar uma das prisões mais infames do Brasil de meados ao final do século XX.

Como a ilha foi uma prisão e um hospital de quarentena durante quase um século, as praias e florestas tropicais daqui são tão intocadas quanto você encontrará em qualquer lugar do mundo.

Também há muita aventura e vistas panorâmicas para os viajantes dispostos a percorrer trilhas nas montanhas do Pico de Papagaio ou a trechos isolados de areia perfeita e surfar na Praia de Parnaioca.

Eu adoro isso aqui e quero dar uma ideia das atrações mais populares, mas também de alguns lugares que são, em sua maioria, segredos bem guardados.

Interessado em aprender mais? Eu pensei assim. Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Ilha Grande.

O que fazer em Ilha Grande

Aproveite o Sol na Praia de Lopes Mendes

Passar um tempo em praias perfeitas é uma obrigação quando você vai à Ilha Grande, e você está com sorte porque são mais de 100, cada uma com algo a oferecer.

Mas de todos os famosos trechos de areias brancas e águas ciano, Lopes Mendes é o mais célebre. Não é nenhuma surpresa quando você entra em um pedaço do paraíso pelas trilhas próximas.

A floresta, as colinas e as grandes pedras que cercam a praia apenas contribuem para a beleza das águas azuis cristalinas no lado sudeste da ilha.

Vá mergulhar com snorkel na costa

Há muitas praias ótimas para contar na Ilha grande, então caminhar pela ilha com seu equipamento de mergulho com snorkel é obrigatório.

Quer você chegue a locais conhecidos como Lagoa Verde, no noroeste, ou Lopes Mendes, no sudeste, certamente verá muitos peixes tropicais e alguns visitantes surpresa, como cavalos-marinhos, tartarugas e raias.

Você pode alugar seu equipamento na Vila do Abraão, onde a maioria dos visitantes desembarca quando fazem passeios de um dia ou pernoites.

Fotografe o Coqueiro Quebrado na Praia do Aventureiro

Perto de alguns parques de campismo populares na ilha, como o Camping do Luis, a Praia do Aventureiro é uma linda extensão de areia branca, perfeita para nadar, apanhar sol e passear debaixo de água.

Mas o coqueiro “quebrado” que se estende sobre as grandes pedras da costa faz com que a enseada se destaque.

Não sei exatamente por que, mas a árvore se estende sobre o mar até ficar verticalmente abruptamente, fornecendo o enquadramento perfeito para qualquer selfie de praia que você queira tirar na ilha.

Suba ao Topo do Pico de Papagaio

Os viajantes que procuram as melhores atividades ao ar livre em Ilha Grande ficarão felizes em saber que existem excelentes trilhas para caminhadas, e esta ida e volta de 6 milhas paga dividendos se você conseguir lidar com a rota desafiadora.

Você caminhará pela Mata Atlântica por quase 914 metros (3.000 pés) até uma vista deslumbrante da ilha. Ok, isso é um eufemismo. Olhando para baixo do topo das grandes pedras acima da copa da floresta tropical está o melhor ponto de vista da ilha.

A paisagem do cume é incrível, mas você também verá animais selvagens como cobras, macacos e papagaios, tornando toda a trilha uma aventura emocionante.

Mergulho perto de um naufrágio

O Brasil tem ótimos locais para mergulho, e Ilha Grande não falta deles, graças às suas praias e litoral bem preservados.

Existem muitos passeios que você pode reservar na cidade.

Se você estiver hospedado na Vila do Abraão, agende uma viagem com um guia local para conhecer o Sitio Forte. Você encontrará muitos peixes tropicais e criaturas marinhas, mas há outro motivo pelo qual as pessoas viajam para mergulhar aqui.

Ilha Grande é conhecida pelos naufrágios, sendo o Navio Pingüino o mais famoso. O que você verá abaixo da superfície? Explore o local de mergulho para ver um naufrágio bem preservado, que afundou perto da costa na década de 1960.

Faça uma viagem de um dia para Paraty

Os roteiros de viagem muitas vezes combinam uma viagem a Paraty e Ilha Grande e, honestamente, deveriam.

A bela cidade colonial portuguesa possui uma arquitetura deslumbrante como a Capela de Santa Rita do início do século XVIII. Caminhe pelas ruas de paralelepípedos entre os edifícios caiados de branco e você descobrirá que há muito o que fazer de dia ou de noite.

Pronto para uma aventura ao ar livre? A Baía de Paraty é perfeita para praticar caiaque e natação, e você pode alugar equipamentos nas proximidades.

À noite, tome algumas bebidas e coma algo em um dos muitos restaurantes locais e internacionais.

A Cervejaria Caborê é um local divertido para experimentar cervejas pequenas e um lanche antes de sair para lugares populares como Istanbul Paraty para seu doner kebab ou LaDolceVita Pizzeria e Trattoria Paraty para risoto de frutos do mar e pizza.

Explore a Reserva Biológica da Praia do Sul

​​Ilha Grande é um Patrimônio Mundial da UNESCO com algumas das florestas tropicais e praias mais imaculadas do Brasil.

A Reserva Biológica da Praia do Sul é uma área protegida que abriga uma natureza praticamente intocada e oferece algumas das melhores chances de observar a vida selvagem da ilha.

Existem mais de 8.500 acres de manguezais e florestas tropicais ao longo de algumas das praias menos visitadas da ilha. Faça questão de visitar, se puder, para observação de pássaros e caminhadas.

Melhor dica

A maioria dos visitantes não chega à Reserva Biológica da Praia do Sul porque é necessária autorização para entrar. Mas se você planejar e entrar em contato com o INEA com antecedência, poderá obter permissão para visitar.

Tackle A Trilha do Grande Circuito

Numa ilha que não permite veículos motorizados, você sabe que circular por trilhas revelará alguns dos segredos mais bem guardados. Mas que tal uma caminhada por toda a ilha? Pode apostar.

A Trilha do Grande Circuito é extraoficialmente a caminhada característica da ilha. Se você olhar um mapa de caminhadas, verá uma série de caminhadas em “T” – 16 para ser exato. Combine-os e você terá o Grande Circuit Trek.

Você começará em Abraão no T1 e percorrerá a ilha no sentido anti-horário, passando por trilhas costeiras e na selva.

Onde você deveria ficar? Pretendo passar noites perto da Praia da Baleia, Araçatiba, Praia do Leste e Lopes Mendes.

Você percorrerá cerca de 88 km (55 milhas) em 5 dias, onde verá a Mata Atlântica, praias isoladas e cachoeiras deslumbrantes ao longo do caminho.

Melhor dica

Você não pode montar acampamento em qualquer lugar que quiser na ilha. Portanto, mapeie onde você deseja ficar em acampamentos, albergues e hotéis designados. Reserve com antecedência, pois muitos são limitados.

PraiaParnaioca

Se você seguir para o leste a partir da palmeira quebrada, descobrirá outro dos meus trechos favoritos do litoral da ilha, a Praia de Parnaioca.

Existem praias mais famosas na Ilha Grande, mas esta é a melhor. A longa extensão de areia branca apresenta uma densa floresta tropical atrás dela e fica dentro de uma grande enseada.

Quando o tempo está bom, este também é um dos melhores lugares para mergulhar. Certifique-se de trazer seu equipamento se fizer uma caminhada ou passeio de barco.

Caminhada ao Aqueduto Histórico

No final do século XIX, foi construído um aqueduto para abastecer o hospital de quarentena (e posteriormente a prisão) da ilha.

O que resta é realmente lindo, e você pode caminhar ao lado dos arcos imponentes ao longo da estrutura de pedra de 125 metros (410 pés). É um marco impressionante que rende fotos muito legais, e você pode chegar até ele saindo da Vila do Abraão em cerca de 20 minutos.

Melhor dica

Melhor maneira de chegar lá? Combine-o com a Trilha da Cachoeira da Feiticeira até a Praia da Feiticeira, que leva você pela floresta até uma cachoeira de 15 metros (49 pés) em um pequeno desvio da trilha de caminhada de 9,6 km (6 milhas).

Melhores lugares para comer e beber em Ilha Grande

Ilha Grande é uma ilha pequena e relativamente calma com uma história de agricultura e agropecuária.

Como resultado, você verá frutos do mar e carnes em deliciosos ensopados e churrascos, além de frutas e vegetais frescos. Os pratos têm influências europeias, asiáticas, africanas e brasileiras, o que não é surpresa dada a história da colonização e do comércio de escravos.

O que tentar quando estiver aqui? Moqueca. Ponto culminante da abundância de mariscos e da cultura afro-brasileira nesta parte do Brasil, esta receita serve uma das melhores versões do ensopado de frutos do mar com leite de coco, marisco, pimentão, cebola e arroz.

Lua e Mar

Lua e Mar fica no popular bairro turístico da ilha, Abraão. Mas isso não significa de forma alguma que seja uma armadilha para turistas.

Aliás, a moqueca é considerada por muitos uma das melhores do Brasil. Peça a versão com banana verde, que eles fazem com perfeição neste conhecido local.

Restaurante Coqueiro Verde

Se você se encontra na idílica enseada a oeste de Abraão, na bela praia da Praia Saco do Céu, o Restaurante Coqueiro Verde é a escolha mais popular para almoço ou jantar.

Experimente os frutos do mar frescos e os pratos de massa no belo pátio com vista para o Oceano Atlântico.

Steak ‘n Beach

O restaurante não precisa de muita introdução. O nome meio que diz tudo.

Mas um belo cardápio de coquetéis com clássicos tropicais de todo o mundo e caipirinhas combina perfeitamente com os deliciosos pratos de churrasco em um ambiente arenoso com vista para a baía.

Bonito Bar e Restaurante

Frutos do mar locais grelhados na hora, coquetéis frescos, serviço amigável e um belo cenário de praia são motivos para visitar este local discreto fora da principal área turística.

Você pode gostar

Mais do autor