VIAGEM SOLO NO BRASIL: O GUIA FINAL

Por Christen Thomas. Este guia para viajar sozinho no Brasil contém links afiliados para parceiros confiáveis!

Você está interessado em viajar sozinho pelo Brasil, mas precisa de ajuda com o planejamento?

Então você está no lugar certo!

Se você sonha em dançar ao ritmo do samba, caminhar pelas exuberantes florestas tropicais ou mergulhar em uma cultura vibrante, o Brasil deve estar no topo da sua lista.

Viajar sozinho no Brasil oferece muitas oportunidades de autodescoberta e conexão com habitantes locais amigáveis.

Também há muito para ver e fazer, desde as praias icônicas do Rio de Janeiro até a enorme expansão urbana de São Paulo e além.

Pessoalmente, é um dos meus países favoritos de todos os tempos. Na verdade, viajei para lá sozinho e voltei em menos de um ano por causa do quanto adorei meu tempo lá!

Continue lendo para descobrir os melhores lugares para visitar no país, como vivenciar a autêntica cultura brasileira e dicas importantes para viajar sozinho no Brasil.

APROVEITE OS BENEFÍCIOS DA VIAGEM SOLO [CURSO GRATUITO]

Mas primeiro, antes de entrarmos em nosso guia de viagens solo pelo Brasil, convido você a se sentar no curso eletrônico gratuito Savvy Solo Traveller de Jessie.

O curso de 6 dias foi desenvolvido para ajudá-lo a se sentir confiante ao reservar sua primeira viagem solo e explorar o mundo sozinho.

As lições incluem:

Medos comuns de viajar sozinho e como superá-los
Como escolher sua viagem solo perfeita
Como dizer aos seus entes queridos que você está pegando a estrada sozinho
Preparando-se mentalmente para sua jornada solo sem perder a cabeça
Passos essenciais para se manter seguro quando você viaja sozinho
Como tirar selfies solo incríveis

Depois de pegar seu lugar, leia o guia completo de viagens femininas solo no Brasil.

O BRASIL É SEGURO PARA VIAJANTES SOLITARIAS?

Esteja você passando 10 dias no Brasil ou apenas um fim de semana, a principal preocupação que normalmente passa pela mente de um viajante individual é como se manter seguro.

A boa notícia é que a maioria dos visitantes viaja para o Brasil sem incidentes; no entanto, como acontece com qualquer país, o Brasil exige que você tenha em mente as considerações de segurança ao explorar.

De acordo com a Travel Safe-Abroad, o risco geral é médio e certas áreas apresentam taxas de criminalidade mais altas. Além disso, furtos são bastante comuns, então você deve tomar medidas para evitá-los.

Certifique-se também de exercer o nível apropriado de cautela e bom senso ao viajar sozinho no Brasil. Aqui estão algumas dicas de segurança em viagens que gosto de ter em mente:

Pesquise questões de segurança locais. Os níveis de segurança variam de cidade para cidade e de região para região. As áreas turísticas e as cidades menores geralmente apresentam as taxas de criminalidade mais baixas. Faça sua pesquisa sobre os lugares que você gostaria de visitar antes de suas viagens para que você possa planejar adequadamente.

Tome precauções de segurança pessoal. A maior parte dos crimes encontrados pelos turistas são pequenos furtos e furtos de carteira. Para evitar atenção indesejada, não use objetos de valor abertamente e evite andar sozinho à noite em áreas desconhecidas.

Além disso, considere usar roupas à prova de batedores de carteira, lenços com bolsos escondidos ou uma bolsa transversal na frente do corpo para que você possa sempre ver seus pertences.

Aprenda algumas frases essenciais em português. O inglês não é muito falado, mesmo em cidades maiores como Rio e São Paulo. Por isso, é melhor aprender algumas frases essenciais em português e praticar a audição do português brasileiro falado antes da sua viagem.

Felizmente, existem muitas ferramentas para aprender um idioma online, como Babbel, que oferece aulas online e também um aplicativo para praticar em qualquer lugar. Italki é outra boa opção.

Se você fala português, mesmo que só um pouco, isso o ajudará a se conectar melhor com os habitantes locais e também a navegar em situações como se perder com um pouco mais de facilidade.

O aplicativo Google Translate também é um recurso útil aqui.

Certamente existem lugares seguros para visitar no Brasil, assim como há lugares que são menos seguros também. Como viajante individual, você pode viajar pelo país sem problemas usando as dicas mencionadas acima.

Na minha experiência, o Brasil é maravilhoso, então, por favor, não deixe que nenhuma cobertura sensacionalista da mídia o desencoraje de ir a este país incrível.

ONDE É O BRASIL?

O Brasil é o maior país da América do Sul, ocupando metade da massa terrestre do continente e enfrentando o Oceano Atlântico ao longo de 4.600 milhas de costa.

De uma perspectiva global, o país é o quinto maior do mundo em quilómetros quadrados e, na verdade, tem uma área terrestre maior do que os Estados Unidos contíguos.

O Brasil oferece quilômetros e quilômetros de praias, onde vive a maior parte da população. Em contraste, o interior do país é onde está localizada a maior parte da bacia do rio Amazonas, apresentando a maior bacia hidrográfica do mundo, bem como a exuberante Floresta Amazônica brasileira.

CHEGANDO AO BRASIL

Ao viajar sozinho para o Brasil, você provavelmente começará sua viagem com um voo internacional para o Rio de Janeiro ou São Paulo – os principais pontos de entrada no país.

Existem voos diretos para esses destinos a partir das principais cidades da América do Norte, Europa e outros países da América Latina.

Uma vez no país, você pode chegar facilmente a outras cidades através da bem conectada rede de voos domésticos do Brasil.

Uma forma menos comum de entrar no país é através de um navio de cruzeiro. Com esta opção, é mais provável que você comece sua viagem em um país próximo, como a Argentina.

Pessoalmente, para viagens individuais ao Brasil, acho que voar é a melhor e mais acessível opção para entrar no país.

CONHECER NO BRASIL COMO VIAJANTE SOZINHO

​VIAGENS INTERCIDADES NO BRASIL

Conforme mencionado acima, o Brasil é um país bem servido por voos domésticos, principalmente no que se refere a cidades maiores.

Além de voar, você também pode se conectar a muitas cidades de ônibus público. Você descobrirá que esta opção é a mais econômica, mas a duração da viagem pode ser longa devido ao tamanho do Brasil.

Ao considerar viagens femininas sozinhas no Brasil, voar costuma ser a melhor maneira de se locomover. Você aproveitará mais as viagens solo quando não perder muito tempo em longas viagens de ônibus.

TRANSPORTE LOCAL NO BRASIL

A rede de transporte público nas principais cidades é bem desenvolvida, composta por ônibus públicos locais e metrô. Na verdade, achei o metrô de São Paulo um dos mais eficientes que já usei no mundo.

Ao considerar viajar no Brasil como mulher, o Uber é uma das opções mais seguras que você pode adotar para se locomover. Também é bastante acessível, especialmente se comparado aos preços nos EUA.

BRASIL MAPA DE VIAGEM SOLO

Para ajudar você a ter uma ideia do terreno, aqui está um mapa para visitar o Brasil sozinho. Inclui a maioria dos principais pontos e atividades mencionados abaixo pré-traçados:

DESTINOS POPULARES DE VIAGEM SOLO NO BRASIL

Falando nisso, vamos examinar alguns dos principais lugares para visitar durante uma viagem solo no Brasil, incluindo:

RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro, comumente conhecido como Rio, é o destino mais popular do Brasil e a segunda maior cidade do país. É uma cidade movimentada e vibrante que captura a essência da cultura cativante do Brasil.

Situado entre montanhas exuberantes e praias de tirar o fôlego, o Rio oferece um cenário deslumbrante para viajantes que buscam uma mistura de beleza natural, festividades animadas e marcos icônicos.

A cidade é conhecida por sua vibrante vida nas ruas, ritmos de samba e moradores amigáveis conhecidos como “Cariocas”. Se você só pode visitar uma cidade no Brasil, essa cidade deve estar no topo da sua lista.

Viajantes individuais devem adicionar os seguintes locais ao seu itinerário ao visitar o Rio:

Cristo Redentor (Cristo Redentor). Situada no topo do Morro do Corcovado, esta é uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo e um dos símbolos mais emblemáticos da cidade. Esta estátua em estilo Art Déco também oferece vistas deslumbrantes da cidade – especialmente quando você entra e sobe até o topo. Você deve visitar o local no início do dia, antes que a multidão chegue, para ter a melhor experiência.

Praias de Copacabana e Ipanema. Essas praias urbanas são quase sinônimos do Rio. A Praia de Copacabana oferece um ambiente energético e esportes de praia, enquanto a Praia de Ipanema parece mais sofisticada e moderna. Ambos oferecem bela areia dourada e vistas deslumbrantes.

Pão de Açúcar (Pão de Açúcar). Esta montanha oferece vistas inspiradoras do Rio. Para chegar ao topo você pode caminhar pela trilha do Pão de Açúcar e Morro da Urca ou pegar dois teleféricos diferentes – mas a vista vale muito a pena. Considere visitar na hora dourada ou à noite para tornar a vista ainda mais mágica.

Centro Histórico da Cidade (Centro). Veja o coração histórico do Rio no bairro Centro. Enquanto estiver aqui, visite os bairros próximos da Lapa e Santa Teresa. Ambos são conhecidos por seu charme boêmio, vida noturna animada e arquitetura colonial.

Parque Nacional da Tijuca. Sendo uma das maiores florestas urbanas do mundo, este parque proporciona um refúgio sereno da agitação da cidade. Caminhe por trilhas exuberantes, veja belas cachoeiras e desfrute mais daqueles mirantes deslumbrantes pelos quais o Rio é mais conhecido.

Há também muitos passeios que exploram o Parque Nacional da Tijuca, desde passeios de jipe até caminhadas em cachoeiras e muito mais.

Viajar sozinho no Rio de Janeiro oferece uma experiência gratificante para quem faz uma viagem a esta cidade de tirar o fôlego.

SALVADOR

Salvador da Bahia, mais comumente conhecida como Salvador, está localizada na costa nordeste do Brasil. Conhecida por sua rica cultura afro-brasileira, música e dança vibrantes e arquitetura colonial bem preservada, oferece uma visão muito diferente do Brasil quando comparada ao Rio.

Um dos destinos mais populares de Salvador é o Pelourinho, centro histórico da cidade e Patrimônio Mundial da UNESCO.

Suas ruas coloridas estão repletas de grandes igrejas, charmosos edifícios coloniais e praças animadas. Nesta área também existem muitas galerias de arte, museus e lojas de artesanato para explorar e mergulhar na cultura local.

Outro local de visita obrigatória em Salvador é o Mercado Modelo, um movimentado mercado na Cidade Baixa. Além de conhecer uma vasta variedade de artesanato, obras de arte e roupas locais, você pode provar aqui a culinária baiana local.

Procurando os melhores destinos de praia no Brasil? As praias de Salvador são provavelmente as melhores de todo o país – superando até as do Rio.

A Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra são algumas das principais opções na região. Isto é evidenciado pelo fato de que você encontrará muitos moradores locais em ambas as praias a qualquer momento.

Por fim, não esqueça de experimentar o samba enquanto estiver em Salvador! Para uma experiência verdadeiramente local, visite o Clube do Samba no Pelourinho – a música e a dança certamente farão você mover os pés.

A rica história afro-brasileira de Salvador e o litoral deslumbrante permitem que esta cidade proporcione uma experiência como nenhuma outra no Brasil.

PRAIA DO FORTE

Praia do Forte, na Bahia, Brasil, é uma charmosa cidade litorânea conhecida por sua beleza natural e ambiente descontraído.

As praias imaculadas com águas cristalinas e areias douradas são perfeitas para banhos de sol e atividades aquáticas como snorkeling e mergulho.

Você também encontrará muitas “piscinas” naturais que oferecem áreas frescas e rasas onde você pode relaxar durante sua estadia aqui.

A cidade também abriga o Projeto Tamar, uma iniciativa de conservação de tartarugas marinhas onde os visitantes podem aprender e interagir com essas criaturas fascinantes.

A vila de Praia do Forte oferece um delicioso mix de boutiques, feiras de artesanato e restaurantes que servem a deliciosa culinária baiana.

Os entusiastas da natureza podem explorar a vizinha Reserva Sapiranga, com suas trilhas para caminhadas, cachoeiras e flora e fauna diversificadas. Combinando com a vibração local, você também encontrará muitos alojamentos ecológicos.

Esteja você em busca de relaxamento na praia, imersão na natureza ou um vislumbre da cultura local, a Praia do Forte oferece um refúgio costeiro sereno.

SÃO PAULO

Vale a pena visitar São Paulo? Na minha opinião, uma visita a esta metrópole movimentada certamente irá melhorar o seu itinerário solo!

Centro cultural do Brasil, São Paulo oferece uma experiência vibrante e diversificada para os turistas. Com uma população de 22 milhões de habitantes, é a maior cidade da América do Sul e um caldeirão de culturas, arte e gastronomia.

A cidade possui uma impressionante variedade de atrações – incluindo museus fascinantes, bairros tranquilos, teatros divertidos, belas igrejas e restaurantes deliciosos.

Para conhecer o patrimônio cultural do Brasil, os visitantes podem explorar o bairro histórico do Centro, com seus marcos icônicos, como a Catedral de São Paulo e o Mercado Municipal, onde você pode saborear sabores locais e produtos frescos.

Falando em boa comida, São Paulo é conhecida por sua gastronomia, oferecendo um cenário culinário diversificado que atende a todos os gostos e orçamentos de viagem, seja você gosta de comida de rua ou de restaurantes com mesa. Dos pratos tradicionais brasileiros aos sabores internacionais, a cidade é parada obrigatória para os gourmets.

Bairros como Vila Madalena e Pinheiros são conhecidos por seus bares badalados, restaurantes e vida noturna animada.

Para quem procura terapia de compras, São Paulo é um paraíso de compras – com boutiques de luxo, shoppings gigantes e mercados de rua que oferecem uma ampla variedade de produtos. A Avenida Paulista, principal via da cidade, está repleta de lojas de luxo, galerias de arte e instituições culturais.

Para fugir da agitação urbana, São Paulo apresenta belos espaços verdes como o Parque Ibirapuera, um oásis no coração da cidade. O parque é o lugar perfeito para passeios tranquilos, piqueniques e visitas a museus de classe mundial, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que abriga uma extensa coleção de obras-primas europeias e brasileiras.

A diversidade que São Paulo oferece a torna um destino obrigatório para turistas que buscam mergulhar na cultura urbana do Brasil.

Você pode gostar

Mais do autor